
Hoje, as perfumarias brasileiras vêm adquirindo cada vez mais perfumes importados de marcas renomadas para completar o seu estoque e atender assim às preferências dos seus consumidores. É comum também vemos na internet um aumento expressivo na quantidade de lançamentos de fragrâncias (Rabanne, Banderas, Adolfo Dominguez e Benetton entre outros) que prometem oferecer uma experiência olfativa de qualidade e longa duração por um preço mais acessível e condições de pagamento que acabam nos impelindo a usar o nosso cartão de crédito imediatamente.
Mas, é aí que lojistas e consumidores devem redobrar a atenção quanto à procedência e a originalidade desses produtos (já que alguns deles podem ser falsificados), verificando certas características que devem constar nas embalagens e frascos para que a aquisição dos mesmos não se transforme em pura decepção para quem os adquire.
A verificação do selo ADIPEC nas embalagens é uma dessas formas de comprovação e, neste artigo, apontamos para você algumas dicas super valiosas que vão lhe ajudar a identificar se o perfume que está desejando é uma falsificação ou não.
O que é o Selo ADIPEC?
O selo ADIPEC garante a origem, a legalidade e a qualidade dos produtos importados e distribuídos no Brasil, sendo amplamente utilizado por associados da ADIPEC (Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares).
Ele é uma etiqueta autoadesiva, metalizada e autodestrutiva (o que impede a sua retirada para reutilização em outro produto), possui alguns elementos holográficos e um código criptografado que permite a identificação do lote do selo (através de uma combinação alfanumérica de sete dígitos) e o rastreio do produto no mercado, protegendo dessa forma lojistas e consumidores quanto à aquisição de produtos falsificados ou adulterados.

Como identificar se um perfume importado é uma falsificação ou não?
Identificar um perfume original ultimamente não tem sido uma tarefa muito fácil, pois com a grande procura por marcas importadas, tem aumentado progressivamente a quantidade de falsificações vendidas, principalmente na internet (hoje as falsificações estão ficando cada vez mais arrojadas, confundindo até mesmo quem está acostumado a trabalhar nesse ramo).
O selo ADIPEC é uma das formas que ajudam você a identificar a originalidade de um perfume importado, seja para abastecer o estoque da sua loja ou mesmo para que você realize a sua compra individual. Ele fica colado na embalagem externa do perfume para garantir a sua procedência (hoje, quase todas as grandes perfumarias do país vendem seus perfumes com esse selo de 15 x 15 mm).
Além disso, existem outras maneiras eficazes que podem ajudá-lo(a) durante esse processo de identificação do perfume a ser adquirido. Veja, a seguir, as principais:
1. Observe bem a aparência da embalagem e do frasco:
Os fabricantes de perfumes importados em larga escala trabalham para padronizar todos os detalhes da embalagem e do frasco. Esses detalhes são muito bem feitos (através de uma caixa de material bem resistente, fontes e letras bem delimitadas, centralizadas e gravadas na caixa). Por isso, verifique se o plástico que envolve a caixa está bem esticado e rente (plástico solto, torto e mal colocado pode ser um indício de adulteração ou falsificação).
Os frascos dos perfumes são feitos em material de qualidade, com vidro bem resistente, com encaixe perfeito da tampa ou spray e, assim como a embalagem, o nome do perfume e a marca dificilmente virão adesivados (sempre são gravados no frasco ou na tampa do perfume). Além disso, procure na internet fotos do vidro original (ou guarde um caso você já o use) e compare os detalhes da embalagem e do frasco.
Os falsificadores sempre deixam passar alguma coisinha como uso de celofane na embalagem do produto, fonte da marca ou nome do perfume diferente, falta de dados impressos na caixa sobre quantidade e categoria do perfume, frascos com outros formatos ou cores e até mesmo uma tampa mal encaixada.
2. Verifique se o perfume possui “batch code” e código de barras:
O “batch code” e o código de barras são códigos que contêm uma combinação de letras e números ou uma combinação de códigos em listras e com uma sequência de números que são usados universalmente para identificar um determinado produto.
As empresas no mundo inteiro utilizam esses códigos como se fossem uma espécie de certidão de nascimento do produto. O “batch code” é único para cada produto e o código de barras se refere a um determinado lote. Nesses códigos constam as informações sobre o nome do produto, o lote, data e local de fabricação, tornando-o facilmente rastreável.
Em relação aos perfumes importados, esses códigos permitem saber se o perfume comprado condiz mesmo com aquele código que vem impresso na caixa e no frasco. Hoje, existem sites onde você consegue verificar essa informação com bastante agilidade e eficiência.
3. Atenção à qualidade e duração do cheiro do perfume:
Embora essa seja uma parte um pouco mais difícil de perceber para quem não tem o costume de trabalhar ou mesmo utilizar com frequência as fragrâncias internacionais, é possível identificar quando o cheiro de um perfume de marca mundialmente conhecida é adulterado.
Geralmente, a sua durabilidade costuma ser bastante reduzida e o cheiro apresenta um teor bem mais alcoólico, com notas mais simples e que evaporam rapidamente (não tendo fixação alguma na pele do usuário).
4. Cuidado com os preços muito abaixo do mercado:
Quando for comprar o seu perfume importado em uma loja física ou na internet, verifique bem a procedência do mesmo quando o preço oferecido for muito abaixo do que é praticado no mercado. Se a diferença for muito grande, é sinal de que o produto pode ser falsificado. Muita atenção quanto a esse fato!
5. Procure comprar em lojas ou revendedores de confiança:
Existem no mercado muitas lojas e revendedores confiáveis que vendem perfumes importados no Brasil. Além das grandes redes, muitos revendedores trazem perfumes de fora e os vendem em site menores, no Instagram ou mesmo no Mercado Livre. Faça sempre uma pesquisa quanto às avaliações de compradores anteriores, verificando se existe alguma queixa quanto à qualidade e recebimento dos perfumes.
IMPORT-WAY: Perfumes originais e de procedência comprovada
Com uma história bem-sucedida de 18 anos no mercado de perfumes, a IMPORT-WAY é hoje uma grande referência no cenário nacional, com a distribuição de marcas renomadas da perfumaria internacional para lojistas que se encontram nos principais centros do país. Confiança é tudo nesse ramo!
Consulte o nosso catálogo de perfumes atualizado ou fale com um dos nossos especialistas para adquirir os últimos lançamentos da perfumaria internacional, pelos menores preços e as melhores condições de pagamento do mercado. Aqui você tem a certeza de comprar sempre perfumes originais e de procedência comprovada!
